segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Apresentando o Blog




ANTES DE QUALQUER COISA: 
EU NÃO ACREDITO EM UMA SOCIEDADE SECRETA ORGANIZADA (REPTILIANA, MAÇÔNICA OU ILLUMINATI)  INFILTRADADA NOS CARGOS MAIS ALTOS E TENTANDO DOMINAR O MUNDO NUMA REVIRAVOLTA MALÉFICA INTERNACIONAL.

Pois então. Depois de constatar isso, acho que devo algumas explicações quanto a esse blog.

É assim: no geral, a cena das chamadas "Teorias de Conspiração" é bem brega e sensacionalista e cheia de furos. Por causa disso, muitas vezes eu não resisto à piada e acabo agindo que nem essa gente, simplesmente porque é engraçado e divertido e caricato. Mas também porque, no fundo, eu levo muito desses assuntos a sério. E é quanto a isso que eu devo explicações.

Que fique claro: NÃO. Eu não acredito nos "Illuminati" como uma pequena gangue de mágicos num trono maléfico dando gargalhadas e realizando rituais satânicos pra dominar o mundo com microchips marca-da-besta no cérebro. E não, eu não acredito em nenhum tipo de mágica ou esoterismo ou ritual supersticioso. Eu acredito que determinadas crenças e tradições existem (infelizmente, em alguns casos), mas certamente desacredito que funcionem pra alguma coisa além de propagar uma determinada ideologia cultural, política ou espiritual (como qualquer religião).

Illuminati 1.0:
forças ocultas e místicas pra dominar o mundo.
(blablablá, um bando de símbolos... e daí?)

Sendo assim, exclui-se o fator mágico-satânico-ocultista dos illuminati e resta apenas o clima de lenda urbana conspiratória de seres misteriosos infiltrados na mídia e na política e em tudo o mais. Bem, quanto a isso: TAMBÉM NÃO. Eu não acredito nisso. Existe a CIA, o FBI, existiu a KGB e todo país tem suas unidades militares de operações secretas. Existem interesses políticos e militares em muita coisa que acontece, mas isso não quer dizer necessariamente que tudo que aflige uma população foi silenciosamente planejado por interesses maiores. Agentes secretos infiltrados em cargos importantes, sejam eles partes de seitas ocultistas ou de operações governamentais secretas, são algo em que eu NÃO ACREDITO

Sim, acho que operações secretas existem e sempre existirão. E sim, acho que muita gente mistura seus valores morais/espirituais com política e outros assuntos importantes. MAS NÃO: nem tudo é fruto de um grande plano maléfico pra dominar o mundo. Embora muitos, ao longo da história, já tenham de fato tentado essa façanha vilanesca de desenho animado, eu não acho que estão tentando novamente dia após dia. E se estão, são países e forças político-econômicas com interesses possivelmente diferentes, e não todos parte de uma única organização secreta que não erra e concorda em tudo o que faz.

Illuminati 2.0:
forças político-econômicas pra dominar o mundo.
(blablablá, desde quando todos se conhecem e... têm escamas?) 

Sendo assim, afinal de contas, os ILLUMINATI são para mim como uma espécie de expressão idiomática mesmo. Uma metáfora. Possivelmente, uma hipérbole (pra quem não sabe, "a metáfora do exagero").

O termo "illuminati" que escapa por aí serve apenas pra representar qualquer coisa corrupta e gananciosa. Tudo que envolva um grupo de milionários megalomaníacos e acordos ilegais. E sim, isso aí existe, sempre existiu e todo mundo sabe. Não é nenhum tipo de devaneio paranóico conspiratório: existe gente rica, existe gente em cargos de poder e certamente existe ganância e corrupção. Junte os pontinhos e as coisas começam a dar errado.

Existem casos muito específicos de assassinatos de juízes, de jornalistas, de advogados, de testemunhas e de cidadãos comuns denunciando o que "não deviam".

Existe vigilância em ditaduras que considera os menores desvios comportamentais como crimes simplesmente porque ameaçam a ordem vigente (tal como é proibido, mesmo em democracias e talvez com menos vigilância, a exibição de comportamentos e valores nazistas).

Existe também abuso de autoridade e repressão policial pra aquietar instabilidades sociais.

Existe manipulação midiática em comerciais de TV, assim como existe influência ideológica de filmes e videoclipes e até mesmo no jornal supostamente neutro e imparcial de todas as emissoras.

Finalmente: existem corporações, conglomerados de empresas, acordos comerciais e laços políticos e um lindo mercado de ações. Existe tudo isso, e existem seres humanos querendo mais.

Inegavelmente, temos egoísmo e indiferença. E em meio a tudo isso, em pleno século 21, a humanidade também tem todo tipo idiota de simbolismo e superstição espiritualJunte tudo isso e você estará se aproximando das mais divertidas e assustadoras teorias de conspiração.

Mas repito: como eu disse, todas essas desgraças que existem não estão necessariamente interligadas e conspirando pra dominar o planeta de uma vez por todas.


Talvez sempre tenha sido mais ou menos assim.

Ainda assim, é inegável que sempre existiu um fluxo socio-cultural que tende a seguir a mesma direção no interesse de quem está no poder (o clássico "topo da pirâmide das aulinhas de história) - desde as modernas noções de consumismo e materialismo, até a mais clássica megalomania, o individualismo, a indiferença, a alienação e exclusão da população comum, a exploração de tudo e todos e a constante necessidade de superioridade, poder e controle. Blablablá, todos males históricos da sociedade humana - talvez frutos da própria natureza do homem selvagem.


MAS ENFIM. A moral da história é essa, o próprio slogan do blog: "illuminati" é um termo que representa todo tipo de conspiração e desgraça.

E por mais que alguns possam achar desde completamente idiota até profundamente aterrorizante, a verdade é que alguns horrores que estão por aí são a mais pura verdade. E a ideia geral do blog, afinal, é justamente apontar verdadeiras esquisitices e desgraças da humanidade, com bom-humor, sem cair no pavor e no derrotismo ("é isso que os illuminati querem!") mas ao mesmo tempo sem achar que tudo é piada não-digna de ser levado a sério. E nessa mistureba confusa entre exagero mirabolante e seriedade, pretendo tanto divertir quanto chamar atenção dos dois típos de público.

Como tem escrito ali em cima no banner: favor ler com bom-humor, sensatez e um pouco de paranóia.


Sejam bem-vindos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário