domingo, 22 de janeiro de 2012

#PINHEIRINHO: Tropa de Choque ilegal sob Comando de Empresário Corrupto


- INTRODUÇÃO

Resolveram desocupar a favela Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Pra quê? Sei lá, suponho que pra deixar a cidade mais bonitinha ou construir um condomínio ou um shopping e essas coisas. Política padrão de higienização pra valorizar áreas e fingir que desigualdade social não existe. Típico de distopias.

PORÉM, seja qual o motivo, a desocupação não foi autorizada pela Justiça Federal, que suspendeu a ação da polícia que já se preparava pra chutar o povo pra fora de casa. Mas então, surpresa: eis que simplesmente decidem invadir a favela e tirar as pessoas de lá mesmo assim.

Abaixo, o homem por trás de tudo.

Com nome de vilão em jogo de videogame: Naji Nahas.
Mas esse é de verdade.


- A TRETA

Bem, eis mais um exemplo assustador da indiferença de uma elite dominante com relação a… bem, às leis e à humanidade.

Em teorias de conspiração, geralmente, fala-se de um golpe governamental em prol de uma Nova Ordem totalitária, pra reprimir e vigiar e manipular populações enquanto aliada a grandes corporações. Dessa vez, pra nossa sorte, não foi exatamente o caso: algum setor sensato do governo não foi favorável à desocupação do Pinheirinho. 

Mas e daí? A ONU também não era favorável à Guerra do Iraque.

Manhã de domingo, quando todos achavam estar seguros
com a decisão da Justiça Federal.
De alguma forma, sempre dão um jeitinho, e a Justiça Estadual (que pra mim devia obedecer à Federal, mas não entendo do assunto) resolveu autorizar o despejo de alguma forma e a polícia caiu dentro, dando tiros de borracha e bombas de efeito moral e até usando um HELICÓPTERO SOLTANDO GÁS DE PIMENTA (coisa que nem sabia que existia). 

Além dessa peripécia, como de costume: nada de comunicação. Cortaram as linhas de telefone na região e diz-se até que bloquearam sinais de celular. Jornalistas e demais curiosos com suas câmeras, também, foram proibidos de entrar no local. Vendo relato de moradores da região no Twitter, tinha até gente falando do caso de um morador atingido por uma BALA DE VERDADE e outros casos de morte por outros motivos. 

Obs.: não existe bala de borracha pra pistola.

Foto de casas incendiadas e pessoas chorando também circulam pela internet, mas para ter credibilidade nesse meu humilde blog, preciso colocar uma imagem da Globo, que curiosamente teve permissão de observar o local.
Legenda da foto:
"Carro é queimado por VÂNDALOS durante a ação da PM no Pinheirinho."

Se essa foto fosse aparecer na mídia popular, seria algo como:
"REBELDES INCENDEIAM CASAS E SEQUESTRAM CRIANÇAS"


- O CHEFÃO

Bem, agora voltemos ao vilão por trás de tudo: Naji Nahas. Eis o dono original do terreno do Pinheirinho. Na verdade, era de uma empresa dele "Selecta S/A", que faliu. E aí o terreno ficou abandonado. E com isso, a área foi ocupada por um grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, em 2004, e passou a ser disputada na Justiça desde então. Enquanto isso, construíram casas e igrejas e lojas e tudo mais. Formou-se o Pinheirinho. E por onde andava o tal Nahas enquanto isso?

Caricaturas da vida real.
Bem, lá estava ele sendo acusado de todo tipo de denúncia de lavagem de dinheiro, corrupção e desvio de verbas públicas. Em 2008, o cara chegou a ser preso pela Polícia Federal, com seus amigos: um outro empresário e um ex-prefeito (!!!) de São Paulo, um tal de Celso Pitta.

Dinheiro. Bastante.
Mas então, em 2011, num passe de mágica, a Operação que havia prendido o cara foi declarada nula por decisão do Superior Tribunal de Justiça, e todas as provas obtidas pela Polícia Federal subitamente se tornaram inválidas. Milagre? Amizade? Propina? Eu chamo de: MAÇONARIA.

(apesar da piada, eis um caso de desvio de dinheiro pra uma Loja Maçônica:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/?q=node/652

- CONCLUSÃO


Seja como você chame essa verdadeira "conspiração", esse tal de Nahas representa tudo o que está por trás dessa bizarra operação policial controversa no Pinheirinho. Diz-se que, ao ser desocupada, a terra será leiolada e o próprio empresário poderá comprá-la de volta ou algo assim. Se não for isso, outros empresários comprarão, e assim serão feitos condomínios e shoppings e essas coisas que "valorizam a região" pra impressionar os turistas alheios à situação e uma classe média alta indiferente ou ignorante. E claro, esses empresários inescrupulosos não estão sozinhos. Seus laços maçônicos (ou "corruptos", se preferir) com o governo vão fazer a Prefeitura de São Paulo sair por cima de alguma forma, como eficientes em erradicar a pobreza (ao expulsá-la pra um bairro mais longe) e embelezar a cidade para a Copa. Baboseiras do tipo.



É isso aí. E no final das contas, a desigualdade social seguirá cada vez mais absurda enquanto nós imploramos para sermos os serviçais desses megalomaníacos pra ao menos termos o que comer. E se ousarmos nos rebelar... bem... não ousaremos.

Mentira, talvez ainda exista esperança.

Mas haja otimismo. Vai dar em nada. É o fim.

- fontes e outros links sobre o assunto:


http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=23644%3Aurgente-policia-militar-ignora-decisao-federal-e-promove-massacre-no-pinheirinho&catid=257%3Arepressom-e-direitos-humanos&Itemid=131

http://devehaveralgumlugar.blogspot.com/2012/01/pinheirinho-urgente-justica-estadual-e.html





Um comentário:

  1. É, sem pode ser pior do que a gente imagina...
    http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/estupros-pinheirinho

    ResponderExcluir