sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Ascensão do Neo-Nazismo Grego (SIM, EM 2013)


- INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, eis uma breve história :

Em 1963, Grigoris Lambrakis, um político pacifista foi assassinado em público logo depois de um discurso anti-guerra, por dois extremistas de direita. Christos Sartzetakis, encarregado do caso, driblou seus superiores e expôs conexões entre a polícia, os militares e os extremistas assassinos. Autoridades e políticos poderosos foram devidamente condenados em um milagre da democracia. E cinco anos depois, em 1967, um golpe de Estado começou uma ditatura na Grécia. Christos foi tirado de seu cargo, depois preso por quase um ano e torturado, solto apenas por pressão internacional.

Esse é o nível das coisas, e o ano agora é 2013.

"Aurora Dourada", o partido Grego de extrema direita.
Simbologia pouco simpática. Atenas, 2013.

Em tempos de crise na Europa, todo mundo sabe que a Grécia foi um dos primeiros países a cair na desgraça. E como bem se sabe na história da humanidade, crise e desgraça é sempre desculpa pra extremismo, intolerância, violência e totalitarismo. Ou seja: mais crise e desgraça ainda, numa ilusão estúpida e autoritária de se estabelecer a ordem.

Isso não tem nada a ver com misticismo conspiracionista: isso é real. Supressão da mídia, partidos políticos apoiando espancamentos e assassinatos, e uma polícia comprada e silenciosa. Parece palhaçada illuminati, ou que isso é coisa de anos 40 na Alemanha Nazista, mas isso está constantemente prestes a acontecer, todos os dias, no mundo praticamente inteiro. E no caso da Grécia, a merda já começou a acontecer.


Líder do partido, Nikolaos Michaloliakos.
Segurança feita sob estética muito duvidosa.

Parlamentares da Aurora Dourada. Não é só coisa de babaca skinhead malhado.
É coisa de babaca de terno também.

Nesse post, compartilho uma breve compilação de alguns dos terríveis acontecimentos recentes em pleno berço da democracia:

- Parlamentar da Aurora Dourada dá soco na cara de uma representante de esquerda em programa de entrevistas ao vivo.

- Peça polêmica é recebida com protestos homofóbicos de crentes e fascistas, jornalistas e membros do público são espancados e polícia ignora. Atores são trancados no teatro.

- Caras de preto esfaqueiam imigrantes no meio da noite e picham as paredes com símbolos fascistas.

- 30.000 apoiadores da Aurora Dourada marcham e recrutam jovens imbecis em escolas e bares.

- Polícia Grega espanca terroristas anarquistas rendidos e falsifica fotografias.





• A AMEAÇA FASCISTA

Pois vamos então resumir e ilustrar os casos supracitados pra mostrar que o termo "ameaça fascista" não é um mero devaneio de esquerdistas e anarquistas paranóicos. Os radicais de direita, realmente, tão perdendo a noção sem o menor pudor.

Vejamos o caso de Ilias Kasidiaris, parlamentar do Aurora Dourada, que ataca mulheres de esquerda em pleno programa de entrevistas ao vivo. Esse é o nível dos caras.




Se fazem isso em plena rede TV, não espere que as coisas sejam melhores de madrugada. Paquistaneses, iranianos, afegãos e outros imigrantes são "misteriosamente" esfaqueados no meio da rua por caras de preto.

No caso mais conhecido, Shehzad Luqman, paquistanês de 27 anos, foi esfaqueado por um bombeiro grego de 29 anos e seu cúmplice de 24, após uma suposta briga qualquer. Ambos são suspeitos de fazerem partes da organização extremista da Aurora Dourada, que odeia imigrantes que "roubam seus empregos" e essas babaquices de sempre. 




O caso foi popularizado por ter sido flagrado e resolvido facilmente pela polícia. Mas a corrente de assassinatos misteriosos de imigrantes nas ruas da Grécia não é coisa nova - geralmente, no entanto, casos de imigrantes ilegais esfaqueados são abafados e esquecidos com facilidade. O caso de Shehzad, porém, serviu como gota d'água pra situação preocupante que aterroriza os imigrantes do país...
Protesto anti-fascista na Grécia.

A polícia, embora aparente funcionar aqui e ali, não é exatamente das mais colaborativas. Percebe-se por exemplo no caso da peça Corpus Christi, do americano Terrence McNally, que foi apresentada na Grécia em 2012. O assunto é meio esquisito: Jesus e seus discípulos apresentados como homens gays no Texas. Não é exatamente a coisa mais tolerável pra crentes e neonazistas gregos... e na noite de estreia, evidentemente, houve confusão.


Gays misturados com religião não é lá o tipo de coisa
que agrada fascistas pseudo-conservadores.

Velhinhos escrotos e freiras homofóbicas podiam protestar à vontade. Enquanto isso, antifascistas protestavam contra o protesto - e esses, a polícia mantinha longe. Quando eram espancados por skinheads, a autoridade não fazia muita coisa. Além disso, jornalistas aleatórios e membros do público foram xingados de viados e receberam cuspes e socos dos neonazistas. E a polícia, parada logo ao lado, não fez nada.

Eis um relato de um blogger da revista Lifo, dado à VICE:

“Eu disse que trabalhava pra Lifo, achando que isso ia me proteger. Mas eles começaram a gritar: 'Essa bicha trabalha pra Lifo, venham ver essa bicha!' Eles me encurralaram, começaram a me xingar e a puxar minha barba, e um parlamentar da Aurora Dourada cuspiu na minha cara. Eles estavam por toda parte.”
"Consegui sair do meio deles, que continuaram gritando: 'Foge, seu bicha, seu chupa-rola'. Eu me voltei pra olhar depois de metade de um quarteirão, aí um outro parlamentar da Aurora Dourada veio e me deu um soco no rosto. Ele dizia: 'Chora, menininha, chora, sua bicha'."

“Caí e ele me chutou. Meus óculos já eram. Eu gritava: 'Polícia, socorro, eles estão me batendo!' Os policiais viraram as costas e fingiram que não estavam vendo."
(mais detalhes sobre as repercussões dessa noite aqui: http://www.vice.com/pt_br/read/os-fascistas-homofobicos-da-grecia-tem-deus-e-a-policia-do-seu-lado)

Diante disso, o exato mesmo parlamentar do partido extremista que atacou as pessoas em plena rede de TV declarou que: "em qualquer caso em que o sentimento religioso grego for insultado, a Aurora Dourada vai reagir dinamicamente". E acrescentou: "se alguém tentar uma peça ridicularizando Mohammed em um país muçulmano, vai ser decapitado. Eles não vão reagir pacificamente como gregos." Ou seja: ruim mesmo é o povo árabe sujo e primitivo que arranca a cabeça das pessoas, espancar a galera enquanto a polícia ignora não tem problema nenhum. Realmente. Incrível. Argumentação impecável. Mais um pouco e eu viro fascista.

(leia mais aqui, em inglês: http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2012/oct/12/greece-fascists-beating-people-police)



Crentes e neonazistas podem protestar livremente,
a polícia vira as costas e os jornalistas e antifascistas que se danem.

Enfim, no final das contas a polícia grega foi inútil o suficiente pros fascistas conseguirem trancar os atores dentro do teatro e impedir que a peça estreasse no dia certo. Eis mais um relato, de Laertis Vasilou, diretor da peça:

“As pessoas que vieram assistir à peça estavam com os ingressos na mão e foram espancadas. Espancadas! Elas foram espancadas por esses capangas extremistas e jogadas pra fora. Não pudemos abrir os portões do teatro, daí fizemos um ensaio. Esperamos que a apresentação aconteça hoje...”
“Tenho sido ameaçado. Eles ameaçaram minha vida, minha família tem sido ameaçada, meus pais. Recebo mensagens no meu celular, no meu telefone fixo. Minha vida está sendo ameaçada aqui. Vim da Albânia pra Grécia 20 anos atrás, e a Albânia tinha o regime mais horrível do bloco oriental, um regime totalitário, mas nem mesmo lá eles conseguiram fechar o teatro.”


Ainda assim, depois, a lei pôde prevalecer e a peça não foi cancelada por causa da censura homofóbica neonazi - a estreia foi apenas adiada. Como disseram na notícia da VICE: "Parece que é preciso mais do que ameaças de ter o cérebro espalhado pela calçada enquanto a polícia não faz nada para que o elenco desista de apresentar a peça". Na segunda tentativa de estreia, a polícia foi menos parcial - afinal, estava ainda mais cercada de curiosos antifascistas e jornalistas e fotógrafos de todos os cantos. Aparentemente, a polícia conteve os alvoroços devidamente e, apesar de tudo, a peça pôde estrear com sucesso


• NEONAZIS versus ANARQUISTAS


A porradaria não é apenas entre polícia e manifestantes.

O bagulho tá loko. Como se não bastassem revolucionários jogando pedra em tropas de choque e os caras da Aurora Dourada socando e esfaqueado imigrantes, os fascistas e os anarquistas também precisam trocar pedradas, pauladas, socos e molotovs entre si. Tudo isso temperado com gás lacrimogênio da polícia que provavelmente nem entende mais quem é quem. E a coisa toda ainda teve participação especial no barraco generalizado que rolou em 2012:

Com suas bandeiras vermelhas e pedaços de pau,
os comunistas também entraram na porrada.

Com o desemprego de quase 60% da juventude grega, a galera já não tem mais nada pra fazer a não ser se filiar a ideologias mirabolantes e começar a bater em todo mundo. Não é difícil entender o efeito. No caso do neonazismo, o apelo pra imbecilidade da juventude é típico. Caras bombadões, de preto, super estilosos, culpando os imigrantes por qualquer coisa e pregando ordem e disciplina num ambiente fracassado... deve ser mesmo uma coisa linda. A autoridade da intolerância e violência seduz qualquer babaca fracassado e desocupado.


Marcha da Aurora Dourada pra endurecer o pênis dos fascistinhas babacas.
(estima-se que 1/3 da Grécia apóia o partido)

Menininho burríssimo que certamente não entende porra nenhuma do que está havendo.


Uns loser se achando muito maneirão pra convocar a garotada.

As escolas gregas são territórios férteis pros membros da Golden Dawn recrutarem novos membros. Além de atormentarem pais, alunos e xingarem os professores supostamente liberais e esquerdistas, alunos riscam símbolos fascistas no quadro negro. O discurso é típico: na verdade eles são bonzinhos, manifestantes nunca foram assassinados, ninguém foi torturado na ditadura grega e o Holocausto nunca aconteceu. Numa visita da escola ao parlamento grego, membros do partido da Aurora Dourada disserem aos alunos que deviam combater o "terrorismo de esquerda".

(mais sobre isso aqui, em inglês: http://www.businessinsider.com/greek-schools-fertile-ground-for-neo-nazis-2012-12)

Contra-argumentos de extrema direita ficam cada vez mais recorrentes em sala de aula, e professores veem seus alunos de classes mais pobres sendo recrutados pela Aurora Dourada, que os treinam com táticas paramilitares e ensinam suas ideologias decoradas. Além disso, o vandalismo pelos muros reforça o ambiente hostil no meio educacional:

"PIRANHAS CONTRA A GRÉCIA - professores, nós conhecemos vocês.
Nós sabemos onde vocês moram."

Enquanto isso, a reação antifascista também radicaliza. Já algumas vezes, terroristas explodiram escritórios da Aurora Dourada (causando apenas danos materiais e nenhum ferido).

Recentemente, também, em fevereiro de 2013, oito anarquistas assaltaram um banco num ataque mais político do que qualquer outra coisa. Estavam armados de metralhadoras AK-47 e sequestraram um refém. Porém, foram encurralados e se renderam sem que ninguém se ferisse. A não ser eles mesmos.

Versão original na esquerda. Versão claramente photoshopada à esquerda.

Rosto espancado. Mudar a cor da foto não impede ninguém de notar
a cara brutalmente inchada.

O evidente espancamento só se mostra mais ilegal e desnecessário conforme a própria polícia fansifica imagens pra suavizar o estrago. E mais uma vez, isso só faz pensar nos quantos outros casos eles saem impunes por torturar e espancar manifestantes na rua, enquanto baderneiros fascistas recebem um tratamento muitíssimo mais moderado. (como mostra esse vídeo em que uma autoridade da Aurora Dourada, Christos Pappas, simplesmente solta um dos manifestantes fascistas preso pela polícia... devia ser apenas um velhinho indefeso: http://youtu.be/8MMR2cLSZio)

Acontecimentos assim, juntos com o caso da peça Corpus Christi, apenas tornam mais prováveis as estimativas de que aproximadamente 50% da polícia grega apóia o partido Aurora Dourada, de extrema direita. Além dessas e outras, skinheads são vistos com equipamento policial e, em uma outra manifestação violenta em 2008, equipamento da Aurora Dourada foi visto carregado em vans da polícia.

Enfim, percebe-se logo qual é o lado da "autoridade formal" nessa coisa toda.


- CONCLUSÃO

Uma crise internacional paira sobre o mundo. Manifestações populares se espalham por toda parte. Governos fracassados e corruptos, corporações e bancos inescrupulosos, polícia comprada e mídia cega - a receita é velha. E enquanto as populações se revoltam e derrubam ditaduras no Oriente Médio com o apoio do Ocidente, o próprio Ocidente se vê ameaçado por forças violentas e abusivas.

Ao mesmo tempo que manifestações populares liberais e pacíficas se espalham pelas ruas, a reação autoritária e desesperada de se estabelecer a ordem ameaça a própria democracia. E como disse, não é só coisa de jovens neonazi de cabeça raspada: pessoas comuns, idosos, trabalhadores e desempregados apoiando todo tipo de estupidez.

Um taxista cola um adesivo com um símbolo que é praticamente uma suástica e reclama do país tomado por imigrantes. Essa é a vibe. Vigilantes fascistas matam e espancam pelas ruas. A polícia bruta e ignorante apóia. Formam-se partidos extremistas.

E aos poucos, a própria lei é dominada pelas pessoas erradas...



Escudo na cara dos senhores indignados.
(eles escolhem os "velhinhos indefesos" perdoáveis: crentes homofóbicos
e membros de partido neonazista)

Porrada nos fotógrafos que veem demais.

Tipo isso.

Ou isso.


Proteger e servir.
(imigrantes e antifascistas não contam)


"Aproveita que ele se rendeu pra dar uns chutes!"
"Foda-se, ou é hippie ou muçulmana!"
Nem parece polícia.

E pra finalizar: policial atingindo por molotov.
Foda-se esses caras. Só pra não acabar com gosto ruim na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário