segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Desmistificando os Illuminati e a Maçonaria

INTRODUÇÃO

Bem, a Ordem Illuminati e a Maçonaria são coisas diferentes, mas no fundo não faz tanta diferença assim. Como são ambas "sociedades discretas", sempre que rola alguma teoria de conspiração pode-se botar culpa em qualquer uma das duas. Mas de qualquer forma, vale introduzi-las aqui separadamente.

Comecemos pelos Illuminati. Oficialmente, eles eram um grupo secreto de pensadores da Baviera (um canto da Alemanha), com ideais iluministas e coisas assim. O grupo teve a Maçonaria como modelo e copiaram vários aspectos, e pra coisa ficar ainda mais ridícula e infantil, dava até pra você migrar da Maçonaria pros Illuminati meio que com um mesmo "cadastro". No geral, pra fazer parte dessas coisas, só se precisava ser rico, ou algum tipo de pensador influente, intelectual ou político. 

"Mataram um cara e jogaram no mar, UHUUU!!!"
Vale acrescentar que os Illuminati foram fundados no dia primeiro de maio de 1776. Exatamente 235 anos antes de matarem o Bin Laden e jogarem o seu corpo no mar pra ninguém ver (???). Sério, no dia primeiro de maio de 2011, todos se uniram em torno da Casa Branca nos EUA, pra celebrarem os 235 anos da Ordem dos Illuminati da Baviera. Ou então, o assassinato de Osama Bin Laden. Você decide qual comemoração é mais perturbadora.

Agora vamos à Maçonaria. Bem, essa aí todo mundo já conhece melhor. Começou há ainda mais tempo, lá pelo século 16 ou 17, e era algum tipo de associação de pedreiros, que com o tempo foi tomando uma série de ideais e valores filosóficos da Idade Média, ficando cada vez mais idiota.


No nosso Brasil, cheio das crenças espíritas e esotéricas, todo mundo tem um parente maçom ou então conhece algum amiguinho rico com um pai que faz parte dessas coisas. Eu, particularmente, não sei de nenhum parente maçom. No entanto, meu avô fazia parte da Ordem Rosa Cruz, que envolve tosqueiras supersticiosas parecidas, embora não costume ser envolvida em teorias maléficas. Mas, só pra ajudar na vibe conspiratória da coisa, devo dizer aqui que meu avô era militar.

Seja como for, essas besteiras são meio presentes no Brasil. Pode-se encontrar revistas de espiritismo e esoterismo em toda banca de jornal. Existem palestras de alienígenas reencarnados e sessões de psicografia e outras coisas que dão vergonha, tipo DVDs caseiros cheio de simbolismo espírita brega e com nomes pseudo-científicos meio paranormais. 


"Praça dos Maçons" em Iguape, São Paulo
Além disso, pode-se notar altos símbolos maçons aqui e ali, em construções velhas e praças e coisas assim. Lá na Cidade Universitária da UFRJ mesmo, onde eu estudo, tem umas coisas do tipo. No meio do nada, sem inscrição alguma, tem uma estrutura de pedra com o símbolo dourado do compasso e do esquadro da maçonaria (costumam usar esses símbolos de pedreiro mesmo). Por todo o país, deve ter esse tipo de coisa. E eu já assumo que quase todos esses nomes de rua por aí são de caras que eram maçons, porque são sempre uns figurões antigos e "importantes" das elites de sabe-se lá quando.


- MIOLO

A seção anterior não trouxe nada relevante sobre a história dos Illuminati ou da Maçonaria, mas a intenção era mais apresentar o "feeling" da coisa toda. A ideia é essa: é algo velho, careta, que envolve ares de arrogância (elite intelectual e política, blablablá) e espiritualismo alternativo. Hoje em dia, da mesma forma que existia há séculos atrás, essas palhaçadas todas ainda seguem a existir.

Por exemplo, desde o recente ano de 1997, há toda uma discussão no Reino Unido sobre membros da polícia ou do sistema Judiciário terem de se declarar maçons, já que a Ordem poderia incentivar troca de favores e corrupção entre membros. No Brasil, acho que não existe esse tipo de discussão… mas em compensação, com maçonaria ou não, existe "troca de favores" que não falta mais.

No fundo, como eu costumo dizer, esses termos utilizados em teorias conspiratórias são praticamente expressões idiomáticas. Você pode chamar ricos corruptos e inescrupulosos de maçons ou illuminati ou o que for, mas a verdade é que eles vão existir de um jeito ou de outro. Você pode nomear esses aglomerados corruptos da forma que quiser… e eles tão aí, ficando ricos às custas de todo mundo em esquemas desonestos.

Mas também, não posso deixar de mencionar: certamente existe uma vertente boazinha nos Illuminati e na Maçonaria. Eu, particularmente, não tenho muita fé nisso. Embora não tenha parentes maçons, sei de dois membros que são parentes de conhecidos meus. E estranhamente, ambos são meio filhos da puta, desses que abandonam a mulher e os filhos de 3 famílias diferentes e, mesmo ricos e bem-sucedidos, se recusam a pagar pensão pra qualquer um - estou falando sério. 

Além disso, tendências preconceituosas parecem entrar no pacote: racistas, machistas ou homofóbicos. E como se não bastasse, o mais interessante é que um desses maçons, dono de uma pequena empresa, foi simplesmente convidado pra maçonaria, por ser um "homem de bons costumes" e ladainhas hipócritas do tipo. Evidentemente, o cara também já era envolvido com um desses grupos meio espíritas da vida, e por isso devem ter imaginado que ele fosse se envolver com uma Ordem do tipo. Agora, com os contatos e certos, ele não deve mais precisar pagar alguns impostos.

Mas enfim, essas são apenas as minhas referências… mas como eu ia dizendo, talvez exista gente que faça um aproveitamento mais digno da filosofia dessas ordens. Em qualquer religião ou ideologia, por mais que tenham tendências mais pra lá ou pra cá, dá pra encontrar ideais tanto bonzinhos quanto maléficos. Por causa disso, tem gente que se assume maçom e acha isso bonito, e é possível encontrar uma série de sites oficiais sobre maçonaria por aí. 

Como exemplo, coloco aqui o link pro site oficial de um amigável político, onde existe a marcação "MAÇONARIA" explicitamente, em textos relacionados ao tema. Parece um jovem político cheio de ânimos e boas intenções, e já até mesmo criou a Lei 13.838/2009, muito importante, pra oficializar o Dia da Ordem das Filhas de Jó - ordem para meninas de parentesco maçônico, já que mulheres não podem fazer parte da Ordem original. Notem também como uma série de outros ilustres políticos de diversos partidos são mencionados nos artigos. Eis o link: http://brunocovas.com.br/tag/maconaria/

Fantasias e símbolos da Ordem DeMolay, patrocinada pela Maçonaria pra jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos.

- CONCLUSÃO

Pois é. 

Assim acaba essa seção que desmistifica a aura misteriosa e conspiratória por trás de tantos papos sobre maçonaria e illuminati. A intenção não era dar uma aula de história, e sim mostrar como essas coisas se manifestam no dia-a-dia de pessoas comuns. Claro, tudo isso soa bem idiota, mas a questão é que isso não é culpa dos que criam teorias sensacionalistas de conspiração… a culpa é dessas Ordens mesmo, da forma ridícula e vergonhosa que elas se organizam e usam seus símbolos primitivos. Tal como qualquer religião ou qualquer tradição milenar aleatória.

Mas enfim, teorias de conspiração acabam zoadas e ridicularizadas justamente por lidarem com coisas zoadas e ridículas que, de tão toscas, parecem mesmo não existir. Mas o pior é que existem. E toda essa idiotice, apesar de ser mesmo idiota, talvez mereça um pouco mais atenção do que parece… afinal, esses idiotas tão aí. E estão em posições que nós certamente não gostaríamos que eles estivessem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário